sábado, 28 de março de 2009

ECONOMIA - A vez do Estado, de novo?




Um importante papel para o Estado
Mikhail Gorbachov
Enquanto as crises financeira e econômica globais se tornam mais profundas e mais severas, nós todos devemos repensar algumas questões-chave, incluindo o papel do Estado. Já é possível prever que a abordagem em relação ao papel do governo que predominou nas últimas décadas será revertida.O ataque contra o Estado foi lançado há cerca de 30 anos, com Margaret Thatcher e Ronald Reagan dando os primeiros disparos. Economistas, empresários e políticos apontaram seus dedos para os governos como fonte de todos os problemas na economia.Certamente havia muito a criticar na forma como o governo funcionava.
Naquela época, os eleitores tinham bons motivos para apoiar políticos que prometiam limitar o papel da burocracia pública e dar às empresas mais liberdade para crescer.Mas havia algo mais por trás das críticas ao governo. A agenda oculta refletia os interesses daqueles que, ao mesmo tempo que prometiam que "a elevação da maré levantará todos os barcos", estavam mais interessados em dar rédea solta para as grandes corporações, as libertando de todas as obrigações importantes para com a sociedade e desmontando a rede de segurança social que protegia os trabalhadores.A globalização promoveu uma nova fase de ataque ao Estado, acirrando a concorrência nos mercados de bens, serviços e mão-de-obra.
Os princípios do monetarismo, da irresponsabilidade social e ambiental, e do consumo excessivo e hiperlucros como motores da economia e da sociedade, foram posicionados como um padrão internacional. O mundo foi alimentado à força com o chamado Consenso de Washington, que refletia esses princípios. Leia mais: news: http://noticias.uol.com.br/blogs-colunas/colunas-do-new-york-times/mikhail-gorbachev/2009/03/20/ult7196u1.jhtm

Nenhum comentário: